segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Revit Architecture - Criando uma tabela de portas

No REVIT, as tabelas possuem as funções de listagem e quantificação dos elementos do modelo criado. Neste tutorial veremos a criação de uma tabela de portas.

Para criarmos uma tabela, basta irmos na aba "View", painel "Create" e clicarmos no botão "Schedules".


Ao clicarmos neste botão, serão exibidas algumas opções:




Selecione a opção "Schedule/Quantities". Quando selecionada, surgirá a janela "New Schedule":








No campo "Category", devemos selecionar a categoria de objetos que iremos quantificar na tabela. Neste caso, selecionaremos a categoria "Doors" (Portas).

Ao lado, temos o campo "Name:" aqui podemos definir o título da tabela a ser criada, que será "QUADRO DE PORTAS". Logo abaixo deixaremos marcada a opção "Schedule building components", pois nela serão listados os componentes existentes no projeto classificados na categoria "Doors".

No campo "Phase", podemos definir a fase do projeto que iremos considerar para esta quantificação. Como o projeto em questão não foi dividido em fases, deixaremos selecionado a opção default, "New Construction".

Para prosseguirmos, clicaremos no botão "OK".

Na janela seguinte, "Schedule Properties", notaremos que ela se apresenta dividida em 5 abas. Inicialmente trabalharemos apenas na primeira, a aba "Fields", pois ao longo deste tutorial, no momento oportuno falaremos das demais abas.

Portanto, na aba "Fields", no campo "Available fields", devemos selecionar os parâmetros das portas que deverão ser exibidos na tabela. Para isto, basta selecionarmos o respectivo parâmetro e clicar no botão "Add". Notaremos que o parâmetro que foi selecionado aparecerá no campo "Scheduled fields", onde ficam todos os que estarão sendo representados na tabela.

Logo, selecionaremos: "Count", "Description", "Height", "Type Mark" e "Width", conforme exibido na figura abaixo:


Selecionados os campos da tabela, clique no botão "OK" que ela será exibida na tela.


Note que a tabela foi exibida, mas sem nenhum critério de organização, tanto de seus campos, quanto de formatação. Então, este será o próximo passo: organizá-la.

Sempre que tivermos a tabela sendo exibida na tela, na janela "Properties", no campo "Other", teremos várias linhas, onde cada uma delas corresponde a uma das abas exibidas na janela "Schedule Properties", vista anteriormente.






A primeira formatação que faremos será ordenar os campos da tabela, portanto clicaremos no botão "Edit..." da linha "Fields". Note que no campo "Scheduled fields" a ordem dos nomes é a mesma de exibição das colunas da tabela. Para mudar a sua organização, basta selecionarmos o parâmetro desejado e clicar no botão "Move Up" ou no botão "Move Down". Faça isto até que se tenha a seguinte organização:


Ao clicarmos no botão "OK", notaremos que as colunas da tabela adotaram a ordem proposta.


A próxima formatação a ser feita é quanto aos valores exibidos na tabela. Observe que as portas foram contabilizadas uma a uma e não agrupadas de acordo com a sua identificação. Para isto, clique no botão "Edit" correspondente à linha "Sorting/Grouping".

Ao se abrir novamente a janela "Schedule Properties", no campo "Sort by" selecione o campo que será usado como critério de organização das informações da tabela.

Para esta tabela, iremos organizar as suas informações pela identificação das portas, representadas aqui pelo parâmetro "Type Mark", logo, será este a ser selecionado.

Para que o Revit agrupe as portas com mesmo nome, na parte inferior da janela, desmarque a opção "Itemize every instance" e em seguida clique no botão "OK".


Agora ela será exibida da seguinte forma:


Para renomearmos os campos correspondentes ao título de cada coluna podemos simplesmente clicar no campo desejado e alterar o seu nome, bem como o título da tabela. Mas se desejarmos mais algumas opções de formatação, basta clicarmos no botão "Edit", da linha "Formatting".





No lado esquerdo da janela podemos observar cada um dos campos de nossa tabela. Para modificarmos o seu título, basta selecionar o campo desejado e digitar o novo nome na caixa "Heading". Logo alteraremos os campos "Type Mark", "Width", "Height", "Description" e "Count" para "Nome", "Largura", "Altura", "Descrição" e "Quant.", respectivamente, clicando campo por campo antes de digitarmos o novo nome.

Alteraremos também o alinhamento do título e dos respectivos valores. Logo, selecionando campo a campo, vá na caixa "Alignment" e selecione "Center".

Clicando no botão "OK", veremos as alterações aplicadas à tabela.


Note que existe uma modificação a ser feita. Entre o título de cada coluna e seus respectivos valores temos uma linha de separação entre eles. Para eliminarmos esta linha, basta clicarmos no botão "Edit" da linha "Appearance".


Para eliminarmos a linha em questão, basta, na última linha do campo "Graphics", desmarcar a opção "Blank row before data". Clicando no botão "OK", teremos o resultado abaixo.


Falta um último ajuste. Para que toda a informação da colina "Descrição" esteja visível, basta posicionarmos o cursor sobre a linha vertical pontilhada que separa a coluna "Descrição" e "Quant." e arrastá-la até que toda a informação esteja visível.





Agora temos a nossa tabela finalizada
Até o próximo Tut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário